UMA SECRETARIA DEVASTADA... SERVIÇOS PÚBLICOS DE VOLTA PARA O POVO
Quando falamos de limpeza urbana, falamos de saúde e segurança, é crucial ter cidades limpas e sustentáveis, e para isso se faz necessário entender os desafios a serem enfrentados para alcançar esse objetivo.
VAMOS ENTENDER:
Quando falamos de limpeza urbana, falamos de saúde e segurança, é crucial ter cidades limpas e sustentáveis, e para isso se faz necessário entender os desafios a serem enfrentados para alcançar esse objetivo. Um dos desafios é o crescente volume de resíduos gerados pela população, este fator se dá devido ao aumento da urbanização resultando em uma produção maior de “lixo”, o que sobrecarregar os sistemas de coleta e disposição de resíduos. Dentro do contesto da saúde, a conscientização do descarte correto é outro ponto que merece atenção, pois o descarte irregular pode ter consequências serias, como poluição, resultando na contaminação do solo e da água, bem como a destruição da vida selvagem.
No que tange a segurança pública uma zeladoria responsável se torna a principal aliada, pois contribui para a ordem e o bem-estar da população, promovendo ambientes urbanos mais seguros, limpos e atrativos, proporcionando qualidade de vida dos cidadãos e para o desenvolvimento econômico, turístico e a percepção de segurança no bem-estar dos cidadãos.
DESTRUIRAM A SECRETARIA
O conceito de zeladoria relacionado na introdução não foi levado em conta, devido ao cenário encontrado com vários problemas detectados, desde as estruturas prediais até o básico de uma administração responsável que é ter licitações em andamento, por exemplo, garantindo a compra de insumos essenciais para o funcionamento de equipamentos de roçada. Os prédios destes setores estavam com infiltrações, rachaduras, vazamento, banheiros interditados, instalação elétrica precária, mobiliário deteriorado, equipamentos reduzido e danificado (fora de operação) e os mais de 430 servidores que compões esta secretaria fazendo o possível e o impossível para executar seu trabalho. O descaso da gestão passada dentro da secretaria foi tão absurdo deixando de atender a população e beneficiando alguns amigos do legislativo, essa atitude fez com que as demandas ficassem reprimidas como roçada, podas, limpeza de boca de lobo, etc.
Outro ponto a ser abordado foi a falta de metodologia e logística o que possibilitaria simplesmente movimentar os bens e serviços, envolvendo a gestão de recursos, a harmonização entre diversos órgãos governamentais e a colaboração estratégica com a iniciativa privada. O resultado da falta de logística foi à ausência de informações essenciais e principalmente um cronograma a ser seguido. A divida com a Eco Taubaté reduziu os serviços de coleta seletiva, poda de árvores, varrição manual de vias públicas, roçada manual e mecanizada, coleta de entulho manual e mecanizada, além da coleta de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), deixando a população totalmente desamparada, inclusive escolas creches sujas, o que comprova tamanho desmando foi a alta do índice larvário, colocando em estado de emergência epidemiológico, devido a epidemia de dengue.
DESAFIOS ANTES NUNCA PENSADOS
A preocupação anterior era apenas de atender as demandas dos vereadores, elencar desafios e colocar o munícipe em primeiro plano não foi prioridade, isso não sou eu quem está afirmando e sim à sujeira que a cidade foi encontrada.
A escassez de equipamentos, efetivo reduzido e sem mão obra qualificado, tornou a missão mais árdua e desafiadora, assim como:
Desafios de gestão
- Burocracia excessiva;
- Deficiência na comunicação entre governo e sociedade;
- Escassez de investimentos em ferramentas gerenciais e em tecnologia;
- Equilíbrio fiscal, exigindo uma gestão cuidadosa entre receitas e despesas;
Desafios de inovação
- Incorporação acelerada de tecnologia em processos ainda manuais
- Implantação de novas tecnologias
- Parcerias com o setor privado, organizações da sociedade civil e governos.
Desafios de atendimento
- Melhoria do atendimento e comunicação com a população
- Fortalecimento da relação entre governo e cidadãos
Desafios de liderança
- Estabelecer metas, prazos para cumpri-las, e planos secundários em caso de necessidade.
REGULARIZAR E OTIMIZAR
Regularizar os pagamentos das empresas contratadas e otimizar o serviço tornou prioridade, dois exemplos notórios foram a Eco Taubaté e a Máximo. Como já citamos a divida da Eco causou grandes danos a população, sendo o primeiro passo a ser solucionado com a renegociação dos valores e a prestação de serviço aumentada, retomando a limpeza da cidade e o pagamento em dia. Desde o início de 2025, a Secretaria de Serviços Públicos promoveu:
- Aumento das equipes de Manutenção de áreas verdes, de 7 equipes para 15 equipes equipadas para a execução dos serviços de zeladoria
- Locação de 06 caminhões carroceria
- Aquisição de 6 Vans para realização do transportes das equipes próprias da Prefeitura
- Retomada dos serviços de cata treco nas vias públicas
- Retomada dos serviços de zeladoria nas Estradas Rurais
As equipes de conservação da MÁXIMOS sofreu o Termo Aditivo que ampliou o escopo de 1 para 5 equipes com 7 trabalhadores, incluindo a zona urbana, abrangendo serviços de manutenção e limpeza, entregando o resultado da retirada 296.080 toneladas de mato em todo o município. A mudança permitiu atender de forma mais eficiente às demandas de zeladoria da cidade pelo mesmo valor de R$ 4.043.881,08 anual, sem acréscimo. Ainda contou com aumento de:
- Roçador, Ajudante Geral, Líder de Equipe
- Organização por equipe fixa
- Cargos polivalentes
É uma secretaria robusta com vários setores, como:
CEMITÉRIO
Executam-se diversas ações de higienização e conservação, medida preventiva como à captura manual noturna de escorpiões, com o intuito de minimizar os riscos de acidentes por picadas aos funcionários e à população. Foram executados:
- Sepultamentos: 379
- Exumação: 114
- Processos de titularidade de arrendamento: 24
- Processos de regularização de Perpetuo: 9
MERCATAU
O Mercatau implementou diversas melhorias no mês de março de 2025, entre as quais destaca-se a revitalização da área destinada aos permissionários, com a adição de 30 novas vagas. Essas vagas serão capazes de atender aproximadamente 80 permissionários, tanto do setor atacadista quanto do varejista. Além disso, foi reformulada a entrada destinada à feira de atacado, com o intuito de proporcionar maior segurança a todos os compradores. Hoje há o total de Permissionários: 241 cadastrados, atividade do Feirão de Veículos e o programa Mesa Taubaté com a arrecadação de Alimentos com o montante de 11.280,9kg.
MERCADO MUNICIPAL
O Mercado Municipal de Taubaté recebeu diversos serviços, incluindo reforço em ações de manutenção e limpeza, nos últimos dias. No local foi realizada limpeza reforçada nos pisos das áreas interna e externa, com maquinários específicos para limpezas pesadas, como lavadoras de piso e enceradeiras, a fim de ofertar a população e aos permissionários um ambiente mais limpo e agradável. Os serviços realizados foram doados para a Prefeitura de Taubaté, por meio da autorização do decreto de doação, publicado em fevereiro deste ano, que regulamenta doações de bens, valores ou serviços para Administração Municipal.
PROJETO DE PENAS ALTERNATIVAS
A parceria entre a Secretaria de Serviços Públicos, a Secretaria de Administração Penitenciária (CPMA) e o Poder Judiciário (JECRIM) com a Central de Penas e Medidas Alternativas, visando à execução de serviços comunitários. Com a Central de Penas, obtivemos uma economia de R$308.569,62 aos cofres públicos, considerando apenas o salário base do servidor municipal e 40.022 horas de prestação de serviço a comunidade com mão de obra gratuita. No primeiro trimestre foram R$ 39.000,00 aportados pelo Ministério Público para o projeto que resultou na aquisição de equipamento e manutenção do Caminhão Pipa utilizado pela Secretaria de Serviços Públicos.
ILUMINAÇÃO
Recuperação de valores junto a Concessionária EDP, pela cobrança equivocada de tarifas não vinculadas a IP (Iluminação Pública). Valores a serem devolvidos aos cofres públicos da Iluminação Pública em torno de R$ 810.000,00. Neste primeiro trimestre foram executados:
- Manutenção Ornamental
118 ordens de serviços gerados, sendo 111 executadas
- Manutenção de IP
5.486 ordens de serviços gerados, sendo 5.460 executadas até 08/04/2025.
- Recuperação e restabelecimento de pontos vandalizados/furtados
13 locais recuperados
- Braços e luminárias instalados e troca de potência
18 novos pontos de IP instalados
23 luminárias com troca de potência para melhor atender a via pública
- Praças revitalizadas
02 praças revitalizadas passando da tecnologia de vapor metálico para LED
- Postes Ornamentais instalados
47 postes instalados
ARBORIZAÇÃO
Durante este período de 100 dias foram executados 1131 podas de arvores, 38 supressões, 155 recolhimentos, 46 queda de arvores totalizando 1430 atendimentos. Em uma ação de prevenção e pensando na segurança dos alunos e munícipes, foi realizada uma operação para mitigar risco iminente de queda de material de resto de obra bem como a limpeza e remoção de materiais dos prédios que estão abandonados da massa falida, localizados na frente de uma escola estadual, sito na Av. Dr. Pereira Barbosa. A operação, que durou 14 horas, contou com o suporte do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e equipe da Limpeza Urbana da SESP.
EDUCAÇÃO
Durante 15/01 a 20/02 toda a secretaria esteve 100% focada na limpeza das escolas, para proporcionar um ambiente seguro já que estava tomada de mato e sujeira, pois a administração passada não fez a zeladoria necessária. Totalizou a limpeza de 56 EMEF e 66 EMEI.
CONCLUSÃO
O que comprova todo o desleixo com a zeladoria deixado pela gestão Saud no comando do seu ex secretário de Serviços Públicos são os resultados epidemiológicos que colocou Taubaté em estado de emergência de dengue, assim como, o próprio visual, já que era notório mato alto, sujeira e a ausência de equipes de limpeza no município. A situação traumática e incompreensível também era percebido ao vermos meia avenida limpa o que nos dava a certeza que não havia um cronograma a ser seguido, e sim um atendimento direcionado a determinados endereços. Hoje o cronograma da limpeza é publicado nas redes sociais oficiais da Prefeitura, sendo assim, cabe salientar que ao população não precisa solicitar a nenhum vereador que faça seu pedido de limpeza, basta se certifica no cronograma quando será efetuado o serviço em sua localidade e caso não esteja na lista é só entrar em contato com a Secretaria de Serviços Púbicos. Que a limpeza continue e que seja profunda inclusive que seja retirada aquelas braquiárias mais persistentes que possam brotar e estar escondidas, se é que me fiz entender.
Ana Paula Zarbietti
MTB 0080064