Prefeitura de Taubaté apresenta restauro da Villa Santo Aleixo
Há anos prédio estava deteriorado
A Prefeitura de Taubaté realizou, nesta quinta-feira, 19, um evento de visita técnica à Villa Santo Aleixo, destacando os investimentos e o trabalho de restauro do prédio histórico.
As obras, iniciadas em 3 de abril de 2023, contaram com um investimento total de R$ 3.521.971,90, sendo R$ 649.141,85 provenientes de recursos do Governo do Estado, por meio de convênio. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio estadual, e acompanhada pelas Secretarias de Planejamento Urbano e de Obras.
O restauro priorizou a conservação das características originais do casarão e a recuperação de elementos danificados, em conformidade com o memorial descritivo do edital. A Villa Santo Aleixo, localizada na praça Santa Teresinha, aguardava obras de recuperação há décadas.
Apesar da conclusão das obras, a liberação oficial para uso do espaço depende da entrega do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).
História da Villa Santo Aleixo
Tombada pelo município em 1985 e pelo Condephaat em 2017, a Villa Santo Aleixo é um símbolo da história de Taubaté. O casarão ocupa uma área de 2.372 m², com 349 m² de área construída, além de um anexo de 63 m². Construído em pavimento único, o edifício possui piso elevado sobre um porão não-habitável, ventilado por “gateiras”, pequenas janelas gradeadas.
O local também é conhecido por seu amplo jardim e pomar, que contribuem para seu valor histórico e cultural.