Política

Negativas sucessivas a pedidos de informação expõem crise de transparência na Câmara de Ubatuba

Vereadores de oposição criticam decisão e apontam recusa sistemática do Legislativo em exercer seu papel fiscalizador

Da redação | Data: 26/04/2025 10:32

Pela terceira semana consecutiva, a Câmara Municipal de Ubatuba rejeita pedidos de informação apresentado por vereadores da cidade. Na sessão ordinária desta terça-feira, 22, a maioria dos parlamentares votou contra o requerimento do vereador Adão Pereira (PSB), que solicitava esclarecimentos sobre a gestão da Associação dos Estudantes de Ubatuba. Segundo ele, o órgão tem sido alvo de muitas reclamações.

Após a votação, Adão desabafou nas redes sociais. "Seria cômico, se não fosse trágico. Hoje, mais uma vez, o povo foi traído por quem deveria defendê-lo", afirmou. O pedido recebeu apoio apenas do próprio vereador, do Pastor Sandro, da vereadora Jaque Dutra e do presidente da Câmara, Gady, que só vota em caso de empate.

A negativa ao requerimento reacendeu o debate sobre o papel fiscalizador do Legislativo. Na semana anterior, outro pedido de Adão, relacionado à convocação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados no concurso público de 2023, também havia sido rejeitado. Já na sessão anterior a essa, um pedido da vereadora Jaque Dutra (PSB) que buscava informações sobre projetos aprovados para prédios de até cinco andares e o impacto da expansão urbana foi igualmente negado.

Nesta semana, votaram contra o pedido os vereadores Rogério Frediani (PL), Silvinho Brandão (PL), Manuel Marques (PL), Ceará (MDB), João Mazieiro (PSB) e Pastor Sérgio Alves (DC).

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais