Isenção do IPTU 2026 de Pindamonhangaba deve ser solicitada até 31 de outubro
Pedido pode ser feito pela plataforma digital 1Doc ou presencialmente mediante agendamento
Contribuintes de Pindamonhangaba interessados em obter a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2026 têm até o dia 31 de outubro deste ano para protocolar o pedido. A solicitação pode ser feita digitalmente, por meio da plataforma 1Doc, ou presencialmente, mediante agendamento.
No atendimento eletrônico, o pedido pode ser registrado no site. Para quem preferir o atendimento presencial, é necessário fazer agendamento prévio pelo site da Prefeitura ou pelos telefones (12) 3644-5660 ou (12) 3644-5655. No agendamento eletrônico, o contribuinte deve escolher se deseja ser atendido na Prefeitura ou na Subprefeitura de Moreira César.
Quem tem direito
A isenção é prevista pela Lei Municipal nº 4.372, de 2005, e deve ser solicitada sempre no ano anterior ao da cobrança. Podem requerer o benefício os proprietários de um único imóvel, que nele residam, e que se enquadrem nas seguintes condições:
Aposentados e pensionistas com renda mensal de até R$ 1.696,89 (13 UFMPs);
Ex-combatentes;
Pessoas com deficiência física ou mental;
Pessoas que residam com crianças adotadas ou tuteladas menores de 18 anos.
Também são isentos os imóveis residenciais de padrão econômico com área construída de até 70 m² ou cujo valor venal não ultrapasse R\$ 42.030,66 (322 UFMPs), desde que o proprietário resida no imóvel, não possua outro imóvel e tenha renda mensal de até 13 UFMPs. Neste caso, a isenção está condicionada à assinatura de uma declaração de responsabilidade e à avaliação socioeconômica realizada pela Secretaria de Assistência Social.
Documentos exigidos
Para o pedido, é necessário apresentar digitalmente os seguintes documentos:
Cópia do carnê do IPTU de 2025 ou certidão de isenção;
RG e CPF (ou certidão de nascimento) de todos os moradores da residência;
Comprovante de residência atualizado;
Certidão de casamento ou de óbito (se for o caso);
Comprovante de renda atualizado do requerente (extrato bancário não será aceito);
Comprovante de renda dos demais moradores;
Documento do imóvel em nome do requerente;
Declaração de responsabilidade do proprietário, escrita de próprio punho.
Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados pela plataforma digital 1Doc, disponível pelo site oficial ou via aplicativo para Android e iOS.