Cruz usada na primeira missa no Brasil chega ao Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá
Relíquia histórica será exposta durante missa nesta quarta-feira (16), como parte das comemorações pelos 525 anos da celebração de 1500
A cruz utilizada na primeira missa realizada no Brasil, em 26 de abril de 1500, chegou na manhã desta quarta-feira, 16, ao Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. O artefato histórico chegou à cidade por volta das 11h30, após passar por Cachoeira Paulista e Aparecida. A peça será exposta durante a missa marcada para as 15h.
A relíquia, atualmente preservada no Museu da Sé, em Braga, Portugal, foi utilizada na missa celebrada por Frei Henrique de Coimbra na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), durante o desembarque da esquadra de Pedro Álvares Cabral. A celebração marcou o início da presença cristã no território que viria a se tornar o Brasil.
A peregrinação da cruz foi organizada pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e o Instituto Redemptor. A relíquia partiu de Portugal no último sábado, 12, e percorreu cidades como Braga, Fátima, Cascais e Lisboa, antes de chegar ao Brasil na terça-feira, 15.
Nesta quarta, ainda antes de seguir para Guaratinguetá, a cruz foi levada ao Santuário Nacional de Aparecida, onde esteve no Altar Central durante a missa das 9h. A celebração foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e concelebrada pelo padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, que lidera a iniciativa de trazer a relíquia ao país.
Durante a homilia, Dom Orlando destacou o simbolismo da cruz na história do Brasil. “Vamos pedir a graça para que o Brasil seja mais eucarístico, porque a Cruz foi usada na primeira missa em nosso país”, afirmou.
Padre Omar também destacou a importância do artefato para a identidade religiosa brasileira. “Naquele dia, o Brasil foi batizado, e a Eucaristia nunca mais deixou de ser celebrada nesta terra”, disse.
A cruz permanece em peregrinação pelo país até o dia 27 de abril, passando ainda pelo Rio de Janeiro (RJ), Maricá (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Belém (PA) e Salvador (BA). O ponto final será a celebração pelos 525 anos da primeira missa, em Santa Cruz Cabrália, no dia 26. Após a cerimônia, a relíquia retorna para Portugal.