Câmara de Taubaté aprova convocação da secretária de Saúde para prestar esclarecimentos
Rosana Gravena deverá explicar problemas na rede municipal e situação do HMUT
A Câmara Municipal de Taubaté aprovou, nesta terça-feira, 1º, por unanimidade, a convocação da secretária de Saúde do município, Rosana Gravena. A data da audiência ainda será definida.
O requerimento foi apresentado pelo vereador Moises Pirulito (PL), que justificou a convocação com base na "crescente preocupação da população em relação à qualidade e/ou prestação de serviços inadequados e mesmo a ausência deles em toda a rede municipal de saúde".
Outro ponto que deverá ser esclarecido por Gravena é a situação do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT). No documento aprovado pela Câmara, o vereador citou uma entrevista recente do prefeito na qual ele afirmou que o governo estadual não repassou os valores acordados para o hospital, o que pode comprometer o atendimento na unidade.
A secretária também enfrenta questionamentos na Casa Legislativa desde março, quando o vereador Diego Fonseca apresentou uma moção de repúdio contra ela. A manifestação foi motivada por uma interação da secretária em uma rede social, onde ela teria reagido com um emoji de riso ao desabafo de uma profissional da saúde sobre a redução do adicional de insalubridade. O decreto municipal nº 16.026, publicado em fevereiro, alterou as regras desses benefícios, afetando cerca de 3,5 mil servidores municipais.
A convocação de Rosana Gravena ocorre em meio a um cenário de crise na saúde municipal, com queixas da população sobre demora no atendimento e dificuldades no funcionamento do HMUT. A expectativa é que a secretária esclareça as ações da pasta e os desafios enfrentados pela administração.